SEDE CAMPESTRE DA AABB CACHOEIRA DO SUL

SEDE CAMPESTRE DA AABB CACHOEIRA DO SUL
momentos de descontração em 2013

Total de visualizações de página

FAZENDO MÚSICA INSTRUMENTAL EM CACHOEIRA

Aproveitando as férias do Grupo Instrumental AABB, estou relembrando e fazendo uma pequena retrospectiva de minha trajetória no meio musical cachoeirense.
Tive o prazer de participar de várias iniciativas na tentativa de fazer música instrumental em nossa cidade.
Inicialmente, fui convidado a integrar o grupo Laudare, iniciativa independente de pessoas ligadas a música cachoeirense que recebia o apoio da Igreja Luterana e do Atelier livre Municipal. Na época eu tocava flauta doce, integrando o naipe das flautas soprano.
Lembro que uma importante apresentação do Laudare foi realizada no encerramento da Feira do Livro do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco em 2003.


Fonte: Jornal O Correio, Caderno Plus (11/05/2003)

Posteriormente, participei da Orquestra Popular, que reunia os remanescentes do Laudare, então com o apoio da Prefeitura Municipal sob a regência de Marlise Gaiger e participação da pianista Jussara Ghignatti. Durante este período, passei a estudar flauta transversa em Santa Cruz do Sul na escola Evidências do professor e flautista cachoeirense Evélter Corrêa.


Jornal do Povo 11 e 12 de dezembro de 2004

Em uma nova fase, no início de 2005, o grupo transformou-se em Orquestra Municipal passando a ensaiar na Casa de Cultura e recebendo novos músicos, provenientes da Banda do 3.º Batalhão de Engenharia e Campanha de Cachoeira do Sul e do Conjunto Musical Essência.


Fonte Jornal do Povo (Capa dia 10/05/2005)

A Orquestra Municipal teve seu ápice por ocasião da grandiosa apresentação na abertura da XVI Vigília do Canto Gaúcho de 2005, no Ginásio do Arrozão sob a coordenação do regente Luis Machado Fagundes.


Jornal do Povo 10/05/2005

Depois da apresentação do aniversário do JP e da abertura da Vigília, a Orquestra Municipal acabou sendo esquecida novamente e os músicos se dispersaram novamente.


Jornal do Povo 22 e 23 de outubro de 2005


Jornal do Povo 12 de fevereiro de 2008

Espero que durante o mandato do novo prefeito Sérgio Ghignatti alguma iniciativa traga de volta a música da orquestra para Cachoeira do Sul.

O INÍCIO DO TRABALHO COM AS FLAUTAS

Apenas recordando um pouco o início de meu trabalho com Educação Musical:
Antes de ser convidado para trabalhar com as oficinas de flauta e violão do programa AABB, tive o prazer de coordenar o grupo de flauta do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, onde atuei também como professor de educação física, informática e na coordenação cultural.



O Grupo de flauta do João Neves também fez muito sucesso pela cidade em apresentações em eventos importantes.